Frases Livros
Frases de Livros para ler num fôlego só
“Somos anões, mas anões que estão nos ombros daqueles gigantes, e em nossa pequenez conseguimos enxergar mais longe que eles no horizonte.”
“A memória dos velhos não mente sobre o passado distante, apenas se engana e confunde sobre o que é próximo.”
- Do livro: Agassi
“O que você sente não importa no final das contas; o que o torna um bravo é o que você faz.”
- Do livro: A tregua
“É preciso bastante coragem (um tipo muito especial de coragem) para manter o equilíbrio, mas não se pode evitar que aos demais isso lhes pareça uma demonstração de covardia. E o equilíbrio é, hoje em dia, uma grande desvantagem que em geral as pessoas não perdoam.”
“Quando um anjo chora é porque a tapeçaria cuidadosamente bordada por mãos etéreas, que não entendemos, se rompeu. E um anjo chora quando um bebê é assassinado no ventre materno. Quando a ganância humana destrói uma Floresta. Quando a gula desumana fere, aprisiona e mata animais inocentes. Quando o egoísmo abandona uma criança, uma mãe, um...” (continue)(continue lendo)
“Os mortos são visíveis apenas através do terrível olho vigilante da memória.”
“Fomos nós quem inventamos o amor! Para quê? Para obrigarmos o falo a viver devotado a nós, para possuí-lo exclusivamente! Queremos ser a única Julieta da vida de um homem, morrer por ele assim como ele morreria por nós, quando nega a si mesmo, sua natureza, quando se põe a servir de propriedade a uma única mulher. E como por ele morreremos?
Que...” (continue)(continue lendo)“Ciúme: Sentimento que nasce no amor e que é produzido pelo medo que a pessoa amada prefira um outro.”
“É por isso que somos amigos, imagino. É isso o que a amizade significa: compartilhar os preconceitos da experiência.”
“A nossa preferência sempre escolhe a alguém: Quem gosta de todos não gosta de ninguém.”
“O único modo de que dispomos para descobrir nossa história é conhecer as dos outros: reais e inventadas. E nós faremos isso com a literatura. Somente quem lê e escuta histórias encontra a sua. Portanto, o que começa hoje é uma viagem com essas coordenadas temporais e esse mar a navegar.”
- Do livro: Maya
“A insensatez do mundo não tem mais limites nem fronteiras. Penso nessa arrogante insensatez dos sabichões, uma espécie de miopia do engenho, tão maravilhosamente subdesenvolvida entre aborígines, maores e melanésios, antes de eles se transformarem em apêndices do homem branco. Penso na insensatez da cobiça e do lucro. Hoje em dia se empregam...” (continue)(continue lendo)
“A liberdade das mulheres de hoje, maior ou pelo menos mais visível do que a dos tempos antigos, não passa de um dos aspectos da vida mais fácil das épocas prósperas; os princípios e mesmo os preconceitos não foram seriamente atingidos.”
“A morte é mito da ciência;
É como tirar a roupa.
Emudecer, perder a tendência,
E em outro plano renascer.”“Tu és um corpo vivendo, eu sou um corpo vivendo, nada mais.”
“Quarenta anos são, na realidade, a vida toda; de fato, isso constitui a mais avançada velhice. Viver além dos quarenta anos é indecente, vulgar, imoral!”
“Ainda hoje me sinto como
uma embarcação vazia partindo para
uma ilha sem nome e sem homens.”“A esperança muitas vezes engana, [...] o auxílio que chega sem ser esperado é duplamente abençoado.”
“Quem pode julgar a paixão de outro homem?”
- Do livro: O Aleph
“Sonhadores não podem ser domados.”
“Muitos fizeram comércio de ilusões e falsos milagres, enganando os ignorantes.”
“Não era preferível enfrentar os perigos do mar e das terras bárbaras a envelhecer e morrer sem ter vivido?”
“Eu não penso sobre toda a miséria, mas sobre a beleza que ainda permanece.”
“As histórias podem ser um encargo pesado. Porque quanto mais elas nos ensinam a sonhar, mais fica oneroso sonhar.”
“O homem foi construído de forma a não poder imaginar a própria morte. Disso resulta uma infinita invenção de religiões.”
- Do livro: Marina
“Cedo ou tarde, o oceano do tempo nos devolve as lembranças que enterramos nele.”
“Um homem possuído pela paz está sempre a sorrir.”
“Navegar nas Bermudas era sempre um convite a velhas histórias e superstições, era preciso evitar esse tipo de coisa se quisesse manter a ordem no navio. Uma tripulação assustada podia ser perigosa.”
“E estou onde estou porque todos os meus planos deram errado.
Isso é absolutamente verdadeiro. As pontes que construí para chegar aonde queria ruíram uma após a outra. Fui então obrigado a tomar caminhos não pensados. E aconteceu, por vezes, que nem mesmo segui, por vontade própria, os caminhos alternativos a minha frente. Escorreguei. A vida me...” (continue)(continue lendo)“O intelectual brasileiro que ignora o futebol é um alienado de babar na gravata.”
“O homem é a síntese de infinito e de finito, de temporal e de eterno, de liberdade e de necessidade, é, em suma, uma síntese. Uma síntese é a relação de dois termos. Sob este ponto-de-vista, o eu não existe ainda.”
“Em todo amor há pelo menos dois seres, cada qual a grande incógnita na equação do outro. É isso que faz o amor parecer um capricho do destino - aquele futuro estranho e misterioso, impossível de ser descrito antecipadamente, que deve ser realizado ou protelado, acelerado ou interrompido. Amar significa abrir-se ao destino, a mais sublime de...” (continue)(continue lendo)
“Que é a vida? Um frenesi. Que é a vida? Uma ilusão, uma sombra, uma ficção; o maior bem é tristonho, porque toda a vida é sonho, e os sonhos, sonhos são.”
“O próprio fato da morte de um amigo despertou, como sempre, em todos os que souberam da noticia, um sentimento de alegria: Não fui eu; foi ele que morreu.”
“O senhor Nunes sabe como o caso português constitui uma excepção? Foi uma revolução que teve os seus momentos difíceis, mas à distância, de tudo o que se passou, sobressaem sobretudo as flores. Uma revolução com flores, senhor Nunes…”
“O chão deste mundo é o tecto de um mundo mais por baixo. E sucessivamente, até ao centro, onde mora o primeiro dos mortos.”
“Viver aqui embaixo rodeado de automóveis deve ser o cúmulo do capenga.”
“Ó estúpido amor-próprio, tola vaidade e louco orgulho, quando sereis substituídos pela caridade cristã, pelo amor ao próximo e pela humildade que o Cristo ensinou e exemplificou? Só então desaparecerão esses preconceitos monstruosos que ainda governam os homens, e que as leis são impotentes para reprimir, porque não basta interditar o mal e...” (continue)(continue lendo)
- Do livro: Palomar
“Não interpretar é impossível, como é impossível abster-se de pensar.”
“Toda ausência prolongada da mãe provoca tensão na criança e consequentes impulsos agressivos; da mesma maneira, quando se vê obrigada a controlar a criança, a mãe desperta nela respostas agressivas. Portanto, o primeiro objeto da hostilidade da criança é idêntico ao primeiro objeto do seu amor; seu primeiro ideal (que daí por diante se mantém...” (continue)(continue lendo)
“Às vezes se desequilibrar por amor, é parte de uma vida equilibrada.”
“Não dava para arrancar de uma vez algo que estava encravado em mim há um tempo bem considerável.”
“É possível que você não seja em si mesmo luminoso, mas é um condutor de luz. Algumas pessoas, sem possuir gênio, têm o notável poder de estimulá-lo.”
“Quem não aspira a intensidade de um sentimento que carboniza antes de conhecer a finitude?”
“O melhor modo de despistar é dizer a verdade.”
“Tormento ao homem não é somente o fracasso, mas também o sucesso incapaz de administrar.”
“O momento presente é tudo o que você tem. Faça do Agora o foco principal da sua vida.”
“Se tiver a força moral de fazer corridas longas, sob chuva e frio, se tiver forças para continuar até o fim, se empenhar nisso todas as suas energias e todo o seu coração, e alcançar seu objetivo, então você será capaz de escrever. Nunca deixe o cansaço ou o medo o impedirem. Ao contrário, use-os para avançar.”
“Aquela paixão era como se estivesse em si uma nova região dolorida.”
“Pela primeira vez, eu conhecera esse prazer extraordinário: atravessar um ser, descobri-lo, trazê-lo à luz e, ali, tocá-lo. […] Eu não conhecia isso, sempre fora impulsiva demais. Quando atingia um ser, era por acaso. Todo esse maravilhoso processo dos reflexos humanos, toda essa potência da linguagem, eu os havia subitamente vislumbrado… Pena...” (continue)(continue lendo)
Em destaque
