Amor líquido: Sobre a fragilidade dos laços humanos

Livro Amor líquido: Sobre a fragilidade dos laços humanos
Título: Amor líquido: Sobre a fragilidade dos laços humanos
Título original: Liquid Love: On the Frailty of Human Bonds
Autor:Zygmunt Bauman
Ano de lançamento: 2003
  • “A solidão produz insegurança — mas o relacionamento não parece fazer outra coisa. Numa relação, você pode sentir-se tão inseguro quanto sem ela, ou até pior. Só mudam os nomes que você dá à ansiedade.”
    Zygmunt Bauman
  • “Em todo amor há pelo menos dois seres, cada qual a grande incógnita na equação do outro. É isso que faz o amor parecer um capricho do destino - aquele futuro estranho e misterioso, impossível de ser descrito antecipadamente, que deve ser realizado ou protelado, acelerado ou interrompido. Amar significa abrir-se ao destino, a mais sublime de...” (continue)(continue lendo)
    Zygmunt Bauman
  • “Amar é contribuir para o mundo, cada contribuição sendo o traço vivo do eu que ama. No amor, o eu é, pedaço por pedaço, transplantado para o mundo.”
    Zygmunt Bauman
    [Tags:amar, amor]
  • “Não é ansiando por coisas prontas, completas e concluídas que o amor encontra o seu significado, mas no estímulo a participar da gênese dessas coisas. O amor é à fim a transcedência; não é senão outro nome para o impulso criativo e como tal carregado de riscos, pois o fim de uma criação nunca é certo.”
    Zygmunt Bauman
    [Tags:amar, amor]
  • “Sem humildade e coragem não há amor. Essas duas qualidades são exigidas, em escalas enormes e contínuas, quando se ingressa numca terra inexplorada e não-mapeada. E é a esse território que o amor conduz ao se instalar entre dois ou mais seres humanos.”
    Zygmunt Bauman
  • “Se o desejo se autodestrói, o amor se autoperpetua.”
    Zygmunt Bauman
    [Tags:amor, desejo]
  • “Não se pode aprender a amar, tal como não se pode aprender a morrer. E não se pode aprender a arte ilusória - inexistente, embora ardentemente desejada - de evitar suas garras e ficar fora de seu caminho. Chegado o momento, o amor e a morte atacarão - mas não se tem a mínima ideia de quando isso acontecerá. Quando acontecer, vai pegar você...” (continue)(continue lendo)
    Zygmunt Bauman
    [Tags:amor, morte]
  • “Não é verdade que, quando se diz tudo sobre os principais temas da vida humana, as coisas mais importantes continuam por dizer?”
    Zygmunt Bauman
    [Tags:existência, falar]
  • “No líquido cenário da vida moderna, os relacionamentos talvez sejam os representantes mais comuns, agudos, perturbadores e profundamente sentidos da ambivalência.”
    Zygmunt Bauman
Em destaque