Frases sobre os leitores
No arquivo 33 frases, aforismos, citações sobre os leitores“Os poemas são pássaros que chegam não se sabe de onde e pousam no livro que lês.”
“Cada livro tem uma alma, a alma de quem o tinha escrito e a alma de quem o tinha lido e sonhado com ele.”
“Hoje um leitor, amanhã um líder.”
“A convivência entre poeta e leitor, só no silêncio da leitura a sós. A sós, os dois. Isto é, livro e leitor. Este não quer saber de terceiros, não quer que interpretem, que cantem, que dancem um poema. O verdadeiro amador de poemas ama em silêncio...”
“Ler é sonhar pela mão de outrem. Ler mal e por alto é libertarmo-nos da mão que nos conduz. A superficialidade na erudição é o melhor modo de ler bem e ser profundo.”
“Cada vez que um livro troca de mãos, cada vez que alguém passa os olhos sob suas páginas, seu espírito cresce e a pessoa se fortalece.”
“O livro, assim como o homem, tem alma. Entretanto, a dele não está destinada ao céu ou inferno, como a nossa. A dele, simplesmente, será o céu ou o inferno da alma daquele que lhe imputar seu devido valor ou negar seu propósito. Outrossim, o homem poderá fazer dele uma semente de sabedoria ou uma arma de mortíferos efeitos.”
“É muito mais fácil formar um telespectador do que um leitor.”
“O meu leitor não é o que me lê. É o que me relê (caso exista). Um autor lido unicamente uma vez não tem leitores, por mais retumbante que seja o seu sucesso.”
“Leitor: co-autor do texto.”
- Do livro: Reparação
“Uma história era uma forma de telepatia. Por meio de símbolos traçados com tinta numa página, ela conseguia transmitir pensamentos e sentimentos da sua mente para a mente de seu leitor. Era um processo mágico, tão corriqueiro que ninguém parava para pensar e se admirar. Ler uma frase e entendê-la era a mesma coisa; era como dobrar o dedo, não...” (continue)(continue lendo)
"Diz-me o que lês e eu dir-te-ei quem és" é verdade; mas conhecer-te-ia melhor se me dissesses o que relês.
“Não se esqueça de que as únicas duas coisas que as pessoas lêem em uma história são a primeiras e a última frase.”
“Cada escritor tem os leitores que merece.”
“A educação produziu uma vasta população capaz de ler, mas incapaz de distinguir o que vale a pena ler.”
Houve um tempo em que um leitor de um jornal desinteressante poderia dizer "Que maçante está o mundo hoje! Hoje em dia ele diria, Que jornal tedioso!".
“O escritor está sempre levando o leitor a ouvir o sonho.”
“O escritor não faz a imposição de uma tese, mas incita o leitor a formulá-la: em vez de impor, ele propõe, deixando, portanto, seu leitor livre ao mesmo tempo em que o incita a se tornar mais ativo.”
“Não tenho filhos, mas leitores, capazes por si sós de defenderem a civilização contra os avanços da barbárie. A eles nomeio sucessores de uma linguagem irrenunciável. E, embora duvide às vezes se vale defender alguns princípios hoje contestados, persisto em inscrever certas normas no código dos direitos humanos.”
“As duas principais chaves do conhecimento são a leitura e a reflexão. Quem tem o hábito contumaz de ler bons livros, frequentemente torna-se um bom mestre, um bom escritor e bom orador.”
“O bom leitor é aquele que sente fome e sede de conhecimento.”
“O escritor foi sempre um funâmbulo cego e o leitor é apenas um espectador de passagem.”
“Todo livro reeditado deve alguma coisa às pessoas honestas que o leram.”
“A literatura é o universo paralelo da vida. Em certos casos mais criativa do que ela. O personagem é a antimatéria do leitor.”
“As obras de arte devem falar «por si mesmas», explicar-se «por si mesmas», sem terem necessidade de pôr ao lado um cicerone. Acompanhar um livro de versos de crítica «já feita» é querer impor um guia à emoção do leitor. O leitor detesta isso.”
“De uma maneira 'certa ou errada' , tudo que escrevemos é sempre para alguma pessoa. Não é mesmo?”
“Só preciso te dizer que leio sempre, mas sempre muito sem método ou mesmo critério. (...) É assim, minhas leituras são definidas pelo acaso. (...) Então, minhas opiniões sobre cultura livresca devem ser tomadas com um grão de sal.
(em entrevista à revista Cult)”“É menor pecado elogiar um mau livro sem o ler, do que depois de o ter lido. Por isso, agradeço imediatamente depois de receber o volume. Não há vida literária plenamente virtuosa.”
“Há livros de que apenas é preciso provar, outros que têm de se devorar, outros, enfim, mas são poucos, que se tornam indispensáveis, por assim dizer, mastigar e digerir.”
“Os leitores extraem dos livros, consoante o seu carácter, a exemplo da abelha ou da aranha que, do suco das flores retiram, uma o mel, a outra o seu veneno.”
“Descobri que a leitura é uma espécie de sonho escravizador, se devo sonhar porque não sonhar os meus próprios sonhos?”
“Eu escrevo pra nada e pra ninguém. Se alguém me lê é por conta própria e auto-risco.”
“Pensem agora, meus vinte e cinco leitores....”
Em destaque