“Eu tenho ódio e nojo à ditadura.”
-
-
“A liberdade de expressão é apanágio da condição humana e socorre as demais liberdades ameaçadas, feridas ou banidas. É a rainha das liberdades.”
-
“Governo xique-xique, este que aí está. Não dá sombra nem encosto. Para a Nação, não dá. Para os amigos, parentes e protegidos, presenteia com governadorias, senatorias biônicas, embaixadas, empréstimos e negócios. Passa então ser o governo sombra e água fresca.”
-
“Vamos tomar essa Bastilha nojenta e repugnante que é o Colégio Eleitoral, um câncer que está apodrecendo a política e matando a nação.”
-
“O Brasil precisa de uma Constituição em que o povo seja o fundador, por votação direta, do governo e da lei.”
-
“Enquanto houver norte e nordeste fraco, não havera estado forte, pois o país será fraco.”
-
-
“Está havendo uma aritmética fascista na qual 5 é igual a 0, pois um único erro anula todo o voto.”
-
“Na ditadura, à sombra de Marco Aurélio, pululam e ficam impunes os Calígulas sangüinários, os Torquemadas da Inquisição e da intolerância, os enxudiosos Faruks da corrupção.”
-
“A civilização é a longa e fascinante história da libertação do homem. A liberdade é o roteiro da civilização. Toda invenção é triunfo da libertação humana. Com a roda o homem começou a libertar-se do espaço e do tempo; com a agricultura, do nomadismo e da fome: com a medicina, da doença; com a casa, a roupa e o fogo, das intempéries, do frio e...” (continue) (continue lendo)
-
“Os partidos políticos existem para alcançar o poder.”
-
“É claro que a política não é o ofício da bagatela, a pragmática da ninharia. Quem cuida de coisas pequenas, acaba anão.”
-
“A revolução de 1964 ressuscitou do cemitério da oligarquia perrepista, sepultado que foi pela revolução de 1930, o lema cínico de que 'feio em política é perder as eleições' Feio não é prender arbitrariamente, fraudar eleições pelo dinheiro e pela pressão da máquina administrativa, admitir ou remover funcionários por perseguição, espancar...” (continue) (continue lendo)
-
-
“Ao repudiar Pompéia, embora inocentando-a de infidelidade, com o dito famoso: 'Não basta à mulher de César ser honesta, deve parecer honesta'. César fundou o PSD. Essa tirada hábil tem versão brasileira no antológico 'em política, o que importa é a versão, não o fato'. Disputam-lhe a autoria José Maria Alkmin, Gustavo Capanema, embora em verdade...” (continue) (continue lendo)
-
“Em política, estar com a rua não é o mesmo que estar na rua.”
-
“Minha paciência é tão infinita como a do povo brasileiro. Só se irrita com o bêbado e com o chato. O chato é o inimigo do gênero humano. É o vento encanado que acaba com qualquer reunião, é o maçante a quem você pergunta 'como vai?' e lê resolve contar. Na conceituação exata de Benedito Croce, que Santiago Dantas me revelou, o chato não lhe faz...” (continue) (continue lendo)
-
“Foi o homem quem derrotou Hitler. Derrotaram-no as Nações baseadas na liberdade e nos direitos humanos, em que o homem é fim e não meio.”
-
“É terrível o ofício dos que dependem da opinião pública. Tantos são assassinados, crucificados, arruinados, frustrados. Foi trágico o fim de Cristo, Kennedy, Garrincha, Marilyn Monroe, Elvis Presley. Os Asilos dos Artistas testemunham as terríveis palavras: Sic transit gloria mundi.”
-
“No famoso quadro de Pedro Américo, que glorifica o Grito do Ipiranga, aparece a figura atônita e circunstancial do tropeiro, símbolo do povo, que via mas não participava do acontecimento.”
-
-
“Enquanto houver cachaça, samba, carnaval, mulata e campeonato de futebol, não haverá rebelião no Brasil. O coríntians segura mais o povo do que a Lei de Segurança Nacional.”
-
“O que há de dramático no óbvio, notadamente em política, é ser muito declamado e pouco praticado. A biografia dos santos e estadistas é o exercício do óbvio: a fraternidade, o perdão, o amor ao povo, a verdade, por isso são presos, caluniados, apedrejados, crucificados, exilados, cassados.”
-
“Há fidelidade e finalidade, como há cadeia e cadeia. Há a cadeia do opróbrio que é a cadeia do ladrão, do assassino, do proxeneta. Há a cadeia que é honra e glória, a cadeia de Tiradentes, de Mangabeira, de Siqueira Campos, de Juscelino Kubitschek, de Armando Sales Oliveira, de Júlio de Mesquita, de Sobral Pinto, dos jornalistas Castelo Branco e...” (continue) (continue lendo)
-
“A verdade não desaparece quando é eliminada a opinião dos que divergem. A verdade não mereceria esse nome se morresse quando censurada.”
-
“Que acho da Arena? Não acho, pois a Arena não é. Não é Partido, é papel carbono, não é voz, é eco, é vaca de presépio do serviçal e eterno 'sim senhor'.”
-
“O poder não corrompe o homem; é o homem que corrompe o poder. O homem é o grande poluidor, da natureza, do próprio homem, do poder. Se o poder fosse corruptor, seria maldito e proscrito, o que acarretaria a anarquia.”
-
“Sou louco pelo poder, seduzido pelo poder e para isso que eu vivo.”
Em destaque